Seguidores

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

domingo, 5 de dezembro de 2010

Aconteceu em 2010!!!! " Formação Coletiva "



Aconteceu no 1º semestre nossa formação coletiva com a participação dos grupos de professores do Ensino Fundamental I e EJA. Assistimos um vídeo e fizemos uma dinâmica de socialização do grupo para iniciarmos os trabalhos.

Aconteceu em 2010!!!! " Copinha Zilda Gomes "



Projeto Interdisciplinar

Tema: Copa do Mundo
Título: Somos todos Campeões

Objetivo: Trabalhar as habilidades e conhecimentos que estão implícitos e explícitos no espetáculo da Copa do Mundo, de uma forma lúdica, participativa e colaborativa em um evento que envolva várias áreas do conhecimento, e também a diversidade dos alunos, exercitando a interação entre as turmas e toda a comunidade escolar. 4º e 5º anos – objetivos: Conhecer sobre a arte e a cultura de cada país que irá representar nos jogos da “mini-copa”; expressar através da arte; conhecer e identificar as cores.

Estratégias: aula expositiva; pesquisa em diferentes fontes; produção de símbolo que represente o país baseado nas informações pesquisadas; realização do estudo das cores utilizando a mistura destas através da pintura; utilização de tecido (coletes) como suporte.

Justificativa: O projeto se pauta na necessidade de apresentar aos alunos e alunas ao caráter artístico e esportivo de um evento de projeção mundial que interligado as diversas áreas do conhecimento desmistifica o “talento artístico e esportivo” em prol da valorização da cultura, subjetividade e peculiaridades de cada indivíduo e nação sejam nos aspectos social, físico, cognitivo e filosófico.

Desenvolvimento: O projeto será realizado no período anterior e durante a realização da Copa do Mundo FIFA 2010, com início em 08/06/2010 e prazo máximo para término em 12/07/2010.

O período anterior será utilizado para a realização de ensaios, treinos, elaboração e produção do evento.

A estrutura planejada para a realização do evento conta com uma apresentação inicial, ainda sem data definida, caracterizando o “ Cerimonial de abertura” do evento, sendo esta fase aberta para a participação dos pais e responsáveis.

A fase seguinte é destinada a realização dos jogos (2º e 3º anos – cobrança de pênaltis, 4º e 5º anos jogos de futsal), sendo aproveitadas as aulas de Educação Física para sua realização e/ou horários previamente agendados.

Na fase final do evento pode – se pensar em várias estratégias para o desfecho do evento, tais como: Cerimonial de encerramento, mural de fotos, desenhos e demais atividades feitas pelos alunos, apresentação de fotos em telão, etc. Nesse caso a comunidade escolar é que deverá em conjunto pensar na estratégia que considerar mais coerente.



CONTEÚDOS 

·         Diversas linguagens artísticas envolvendo música, dança, produção visual, incluindo vestuário, bandeiras, coreografias;
·         Aspectos geográficos, étnicos, de gênero e raça;
·         Produções textuais, leitura e pesquisa sobre os costumes, peculiaridades e particularidades de cada nação envolvida no projeto nos diversos âmbitos;
·         Leitura e interpretação de tabelas referentes aos jogos realizados na Copa do Mundo e também do evento interno da escola, se utilizando dos diferentes gêneros de linguagens;

MATERIAIS:

Bolas de futsal, coletes, TNT, variedades de papéis barbante, balões de festa diversas cores, para confecção de bandeiras, vestimentas, adereços e preparação do ambiente, som, caixas de som, rádio, CD`S, microfone, Telão, Data-show, uniforme escolar.


CONCLUSÃO DO PROJETO

Após a realização do projeto, como previsto anteriormente pode – se utilizar como artifício um desfecho para o evento. No entanto, pretende-se ao final do projeto despertar nos alunos e alunas uma visão que rompe com a visão consumista e midiática que explora o evento esportivo, visando apenas a obtenção de lucros em detrimento da cultura local de cada país e localidade. Sendo assim, pretende-se despertar nos alunos o sentimento de orgulho, prazer e satisfação em participar, auxiliar e desenvolver um evento que se baseie na Copa do Mundo, porém leva em consideração a participação de todos, valorizando e respeitando todo e qualquer ser humano, seja na escola ou fora dela, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo.   

Idealização do projeto: Prof. Talita Rios Zanellato