Seguidores

Histórico

Profª Zilda Gomes dos Reis de Almeida

Zilda Gomes dos Reis de Almeida, nasceu a 27 de maio de 1899, na cidade de São José do Barreiro, no Estado de São Paulo.


Seus pais, Dona Maria Olívia Gomes dos Reis e o Capitão Leovigildo Silvério Gomes dos Reis, Tabelião de Notas dessa Comarca, souberam dar-lhe educação sólida, baseada em

Consciente de seus deveres filiais, sempre colaborou na educação de seus irmãos, futuros professores, entre os quais Alberto, Aureliano, Joaquim, Laura e Maria de Nazareth que também se destacaram no campo do magistério.

Até 1921, Zilda continuou lecionando na tradicional e histórica São José do Barreiro, quando então, por haver se casado, transferiu-se para São Paulo, onde lecionou em Escolas da Água Funda, Quarta Parada e Belenzinho.

Marcou sua vida pelo exemplo e pela crença no ensino e na dedicação profunda a seus alunos, que jamais a esqueceram.

Tendo lecionado por 32 anos, passou o maior tempo do seu magistério no ex-Grupo “Amadeu Amaral”, no bairro do Belém.

Sempre atualizando seus métodos de ensino, tornou-se conhecida e admirada pelo desenvolvimento de “centros de interesse” seminários e estudos dirigidos, numa verdadeira antecipação, por iniciativa pessoal, da educação moderna. Seus semanários, caprichosamente preparados, eram belos planos de trabalho e poderiam ser considerados verdadeiros tratados de Educação. Seus trabalhos pedagógicos, já na década de 40, apresentavam técnicas de ensino de real valor, apreciados em tal nível que foram solicitados para figurar entre os documentos de divulgação das Delegacias de Ensino.

Tornou-se perita em despertar e desenvolver em seus alunos os pendores intelectuais e artísticos, auxiliando-se na auto-realização e preparando-os como elementos úteis à sociedade.

Nos últimos anos de sua carreira, lecionou também em escola particular, somando, ainda, seus esforços com aulas particulares, para auxiliar seu marido Sebastião José Mangini de Almeida, com quem se casara aos 22 anos, para juntos, conseguirem educar os 7 filhos, hoje todos atuantes no magistério paulista.

Sua vida foi um misto de risos e lágrimas, emoções sem fim que plasmaram sua alma para a perfeição.

A 26 de outubro de 1980, a professora Zilda partiu para a eternidade, deixando lágrimas de saudade... saudade de todos que a amavam: crianças, jovens e velhos, que, numa verdadeira mesclagem de emoções, choram a sua partida, provando a versatilidade e riqueza de seu coração que a todos sabia conquistar.



Imagem da fachada da escola 


A Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Zilda Gomes dos Reis de Almeida criada pelo DECRETO N.º 17698 do artigo 201 ao 205 de 26/11/47 publicado em D.O.E. de 30/11/57. Instalada em 20/02/58 com denominação de G.E.S.C. de Vila Nogueira. Transformada para

E.E.P.G. de Vila Nogueira –Resolução 24 – DOE 20/01/76 – Patronímico, conforme LEI N.º 2823 –30/04/81 – DOE – 01/05/81.Código do CIE: 007481, UA: 40997, situada à Rua Maria Amélia n.º 100, Bairro Jardim Bela Vista, município de Diadema , Estado de São Paulo. Fones:  4067 2622.


Homenagens lhe são prestadas num verdadeiro culto de amor à sua memória, entre as quais se apresenta oportuno soneto do Professor Camilo Guimarães:


DONA ZILDA

Se tua partida nos uniu no pranto,
Porque tua vida se plasmou no além,
Tua lembrança hoje se faz de encanto,
Saudade eterna aos que te querem bem.

Alma em carinhos, em que o tempo tanto,
Floriu dos sonhos que o amor contém.
Teu lar foi riso em relicário santo,
Teu coração um céu de amor também.

Vives na prece, na memória ainda...
O teu valor é chama que não finda,
És vivo exemplo para os filhos teus.

Tua família foi teu próprio mundo,
E tua vida de um saber profundo,
É, hoje, vida eternizada em Deus!